Falecimento Dr. Gama Lobo Xavier

É com profunda tristeza e pesar que anunciamos o falecimento de um dos nossos sócios fundadores, o Exmo. Sr. Dr. Gama Lobo Xavier, aos 87 anos.

Oriundo de uma família de juristas, exerceu a advocacia em Guimarães, durante mais de 40 anos, sendo um dos fundadores da sociedade profissional de advogados Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados – Sociedade de Advogados, R.L.

Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito de Coimbra.  Foi Subdelegado do Procurador da República em Braga e Delegado do Ministério Público nos Tribunais do Trabalho de Vila Real, Aveiro e Guimarães.

Foi, por diversas vezes, Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, a cujos corpos sociais pertenceu ininterruptamente durante mais de 24 anos. Foi eleito delegado aos seis Congressos da Ordem dos Advogados e membro da Comissão Organizadora do 1.º Encontro de Advogados de Entre-Douro-e- Minho.

Promoveu com o Ministro da Justiça, Dr. Laborinho Lúcio e a Câmara Municipal de Guimarães, a criação do terceiro Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita do país, tendo sido Director do mesmo desde a sua fundação em 1991.

Foi Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Jurídica de Braga durante 14 anos, sendo actualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral da referida Associação.

Na imprensa, colaborou na Revista de Direito e Estudos Sociais e ainda no Suplemento Económico do Jornal “O Público”.

Interveio em semanários e conferências levadas a efeito pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, em novembro de 1992, em junho de 1993 pela Associação Jurídica de Braga e, em julho de 1993, pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Vizela durante mais de vinte anos.

Foi distinguido por relevantes serviços prestados à Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar.

Descrevendo em poucas palavras um Homem que foi muito

Marcou e inspirou várias gerações de advogados, deixou um legado inigualável na advocacia, área a que dedicou toda a sua vida.

Pormenores relativos às cerimónias fúnebres:
– O velório decorrerá amanhã, dia 12 de dezembro, na Capela de S. Francisco, a partir das 9:30 horas, na cidade de Guimarães.
– As cerimónias fúnebres realizar-se-ão amanhã, dia 12 de dezembro, pelas 14:00 horas, na Igreja de S. Francisco, na cidade de Guimarães.
– A missa do 7.º dia está marcada para o dia 17 do corrente mês de Dezembro, na mesma Igreja de S. Francisco, pelas 12:30 horas, na cidade de Guimarães.