Realizar o estágio à Ordem dos Advogados per se é uma oportunidade de poder estabelecer contacto com a realidade da advocacia, desenvolvendo conhecimentos para o principal (mas não único) objetivo de um advogado estagiário: a agregação na ordem profissional.
Contudo, ter a possibilidade de o fazer na Gama Lobo Xavier, Luis Teixeira e Melo & Associados significa mais do que “apenas” adquirir conhecimentos práticos para a agregação. É também a experiência de poder partilhar este hiato temporal com quem não só é experiente, como também está disposto a despender do seu tempo, sem limites e sem condicionantes, com o objetivo primordial de nos tornarem profissionais exímios, que saibam honrar a profissão.
Desde o meu primeiro dia no escritório soube e senti que podia questionar e debater ideias, pontos de vista e dúvidas que surgissem, e que isso mesmo seria um ponto de partida para aprender mais e para desenvolver conhecimentos anteriormente adquiridos. É este conforto genuíno, confiança e disponibilidade por parte dos advogados e dos funcionários, bem como o bom ambiente entre todos, que faz com que conclua que a minha passagem pela GLX LTM foi, sem sombra de dúvidas, uma experiência positiva, a vários níveis e que, por isso mesmo, a recomendo a quem ambiciona tornar-se advogado/a.
A título de nota prévia, não posso, com o ensejo de falar sobre o Estágio em Advocacia, deixar de remomoriar todos aqueles que me permitiram estagiar no Escritório Gama Lobo Xavier & Teixeira e Melo Associados, Sociedade de Advogados, RL, a quem agradeço, e, em particular, sem nunca ser demais fazê-lo, enfatizar a estima pessoal e profissional, o reconhecimento de gratidão, ao meu Insigne Patrono, o Sr. Dr. Luís Teixeira e Melo, do qual tive a honra e a fortuna de obter o melhor aprendizado.
Isto posto, no conspecto da realização do estágio:
– Tratou-se de um Estágio exigente e laborioso, que me permitiu adquirir as capacidades e os skills fundamentais para o exercício da Advocacia. Hoje, percebo o quão fundamental foi o estágio na GLX LTM para ser Advogado, mester esse que hoje exerço, e, no qual vou de alguma forma, «recriando» tudo o que aprendi.
– Tratou-se de um Estágio multidisciplinar, ou seja, com o assentimento do Advogado Estagiário e na medida do que pretendesse, era facultado àquele trabalhar nos mais diversos ramos do direito. Isso, no meu caso concreto, permitiu-me trabalhar com vários Advogadas/os da Sociedade, o que foi muito positivo, conseguindo hoje na minha vida prática profissional me desdobrar em vários ramos do direito (a título exemplificativo, veja-se o quão importante é para mim, inscrito no Acesso ao Direito).
– Tratou-se um de um Estágio iminentemente prático, onde ao Advogado Estagiário era-lhe facultado fazer peças processuais, assistir e realizar diligências, sempre com o suporte e préstimos do Advogada/o responsável, ou, mais especificamente, pelo nosso Patrono, não deixando de haver lugar e espaço para conferir alguma autonomia de acção àquele e ao incentivo de raciocínio próprio.
Finalmente, dou nota, das ímpares condições, das instalação fisicas, que o Escritório GLX LTM dispõe, e do qual o Advogado Estagiário pode usufruir, assim como, do riquíssimo acervo livresco que lhe é livremente acessível.
Muito mais haveria a dizer, mas sem querer correr o risco de ser fastidioso, se me perguntam se recomendo a realização do Estágio no Escritório GLX LTM: recomendo vivamente.