Universidade Católica Portuguesa

FACULDADE DE DIREITO DA ESCOLA DO PORTO, PRACTICUM DE PROCESSO CIVIL, PROGAMA DE ESTÁGIOS CURRICULARES
  • No 1º semestre do 4º ano da licenciatura em Direito, tive a oportunidade de realizar um estágio curricular na GLX LTM. Entendi que esta era a altura certa para não só ter um primeiro contacto com a vertente mais prática do Direito, mas também desmistificar uma “barreira” que me intimidava – a transição para a vida profissional.

    Esta experiência de cerca de dois meses proporcionou-me a oportunidade de participar em várias diligências e reuniões com clientes, levando-me a compreender, de forma mais clara, o dia-a-dia de um Advogado. Mais ainda, ao ter contacto com diversas áreas do Direito e ao acompanhar vários processos, as tarefas que realizei permitiram-me desenvolver um maior sentido de responsabilidade e aprimorar o meu pensamento crítico.

    Foi um privilégio ter aprendido tanto em tão pouco tempo. Tal só foi possível graças à preciosa mentoria de profissionais experientes e dedicados que me orientaram a nível académico e profissional, além de me terem feito sentir parte integrante de uma estrutura de excelência.

    Toda esta experiência foi extremamente gratificante e, sem dúvida, essencial no traçar do meu futuro – se havia no meu espírito alguma dúvida sobre o caminho que pretendia seguir no âmbito do Direito, posso afirmar agora que termino o estágio com uma visão muito mais clara e segura do caminho que vou percorrer. Quero, por isso, deixar o meu agradecimento a toda a equipa GLX LTM e garantir que não esquecerei as pessoas, o incentivo sempre presente, o bom ambiente e todas as lições aprendidas.

    Inês Maia
    21/12/2023
  • Findado o meu estágio curricular na GLXLTM, resta-me recordar, com orgulho, estes 5 meses de pura aprendizagem, onde, na companhia de prestigiados advogados, pude estabelecer o meu primeiro contacto com aquilo que é a advocacia e o dia-a-dia daqueles que a exercem, num ambiente familiar que fica marcado pela proximidade e cooperação que senti no seio da sociedade, entre todos os profissionais.

    Nesta experiência, vivi na primeira pessoa aquilo que tenho vindo a aprender durante os 4 anos de licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade Católica, tendo tido o privilégio de acompanhar experientes advogados em diversas diligências nos tribunais e em consultas com clientes, nas mais diversas áreas, elaborando, sob a sua supervisão e numa abordagem multidisciplinar, peças processuais, contratos e cartas relevantes para os processos em curso. Sem dúvida que esta experiência será útil e valiosa para o meu futuro e vida profissional cujo percurso se encontra, agora, mais definido.

    Certa de que me esperam mais alguns anos de estudos e especialização, aguardo, com entusiasmo, o meu futuro profissional na esperança de que me seja possível exercer Direito num ambiente tão estimulante e desafiante como aquele que presenciei durante estes meses na GLXLTM.

    Leonor Pinto
    23/06/2023
  • Entre os meses de setembro e fevereiro de 2021 e 2022 realizei um estágio curricular na Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados.
    Foi um período profissionalmente enriquecedor que me proporcionou a possibilidade de, ainda durante o curso de Direito, contactar, na prática, com várias matérias que tinha, até então, aprendido na teoria.

    Este estágio consubstanciou também a possibilidade de trabalhar com profissionais de excelência, e de ter experiências que se traduzem no dia-a-dia de um advogado, como assistir a julgamentos ou acompanhar perícias.

    Assim, em retrospetiva, este estágio traduz-se, indubitavelmente, numa mais-valia na minha formação académica e pessoal, permitindo-me, não só o contacto jurídico com diversas novas áreas do Direito, mas também fomentar as relações interpessoais que fui desenvolvendo com todos os membros da equipa da Sociedade, que sempre me fizeram sentir integrado.

    Miguel Mesquita
    23/02/2023
  • Tenho a certeza de que um estágio como este, numa sociedade reputada e com prática em variadas áreas do direito permitiu-me adquirir conhecimentos práticos que não conseguiria de outra forma, tendo-me proporcionado um primeiro contacto com a prática jurídica. Foi igualmente importante quer para a decisão da área a seguir no Mestrado, quer na decisão de seguir a área da advocacia.

    Francisco Prata
    06/07/2022
  • Estagiei na Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo – Sociedade de Advogados durante o 1.º semestre do meu 4.º ano de licenciatura e foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e gratificante. Nesta altura, em que a entrada no mercado de trabalho se aproxima, considero que este estágio foi uma mais-valia, não só a nível profissional, como também a nível pessoal, tendo tido a oportunidade de explorar as áreas que mais interesse me suscitaram ao longo da licenciatura, o que me permitiu consolidar os conhecimentos adquiridos e obter novos conhecimentos mais práticos. Assim, o estágio foi uma ótima forma de obter clareza e ânimo em relação ao meu futuro profissional.

    Margarida Costa
    24/02/2023